quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pontos Turisticos de Silveiras

Fundação Nacional do Tropeirismo
A Fundação Nacional do Tropeirismo foi criada em 1986 com o objetivo de pesquisar o ciclo do tropeirismo e a sua influência na formação da cultura brasileira. Em sua sede, instalada num antigo casarão do século XIX, no centro de Silveiras, funciona um restaurante com culinária típica, a hospedaria com 32 leitos, biblioteca e museu do tropeiro, além do espaço para eventos e exposições. A Fundação estimula a realização de eventos dedicados ao tropeirismo, orienta pesquisadores em geral, e propaga o turismo cultural, rural e ecológico. A instituição também promove cursos e encontros que atingem diretamente a comunidade, gerando novas formas de renda, desenvolvendo talentos e promovendo a melhoria da qualidade de vida na região.

Trilha da Independência
Vale caminhar pela Trilha da Independência (1822), conhecer as Trincheiras (1842/1932), cadeia de Euclides da Cunha, etc. Em busca de tudo isso é que os turistas têm vindo para essa pequena cidade. O município se propõe à ser um parque temático sobre o Tropeirismo onde você encontrará: A Estrada dos Tropeiros, a Praça, a Estátua, o Rancho, o Posto de Gasolina, o Cemitério, a Banca de Jornais dos Tropeiros, o Tropeirão (Pça. de Esportes), a própria Fundação Nacional do Tropeirismo, além da recepção do povo da cidade,sempre acolhendo os interessados nesse assunto fascinante que é o Tropeirismo.

Cadeia Velha
Prédio do final do século XIX, restaurado por Euclides da Cunha.

Trincheiras
Nos morros da cidade ainda podem ser vistos sinais das tricheiras utilizadas na Revolução Liberal de 1842 e na Revolução Constitucionalista de 1932.

Caminho Imperial
Trecho ainda remanescente do Caminho Novo, foi construído em 1725 para ligar os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Antiga trilha dos tropeiros.

Praça Central
Com chafariz que marca a infância de muitos silveirenses ilustres, que jogavam futebol na praça. Nesta época a praça ainda era de chão batido e a bola era laranja, apanhada no terreno ao lado.

Parque Nacional da Serra da Bocaina
Com inúmeras cachoeiras e trilhas, começa na região na divisa de Silveiras com Cunha.

Bairro do Bom Jesus
No local há um moinho de pedra que funciona por força da água que é utilizado para fazer fubá. Ainda há no bairro 3 Sapucaias com mais de 200 anos de idade e 50 metros de altura.
A 6 km do centro.

Cachoeira do Ronco D'Água
Para quem quiser passear a pé, pela antiga trilha de tropeiros, a sugestão é fazer uma pausa na Cachoeira do Ronco D'Água, no bairro do Bom Jesus. A 8 km do centro de Silveiras, o passeio é imperdível, em meio a tanta natureza e centenárias sapucaias.

Cachoeira do Paraitinga
Bairro dos Macacos. 25 km de estrada asfaltada e 6 km de estrada de terra.

Pico da Boa Vista
Tem 2.050 metros de altitude, de onde se observa grande parte do Vale do Paraíba. O local é rico em ervas medicinais.
A 25 km do centro.

Nascentes do Paraíba
Aqui nasce o rio do Paraitinga, um dos formadores do Paraíba do Sul.
A 28 km do centro, próximo ao Pico Boa Vista

Parque Ecológico da Cascata
O local tem cachoeira, tanque, mata natural e Área para camping

Nenhum comentário:

Postar um comentário